sábado, 24 de abril de 2010

Enfim, o Tahiti (outubro 2009)

Ô lugarzinho bonito, viu!!! Se você já viu reportagens dizendo que o Tahiti é o paraíso, é bem por aí mesmo. Lá é liiiiiiiiindo demais! Veja com seus próprios olhos!
A maior ilha da Polinésia Francesa é o Tahiti, onde fica a capital, Papeete, e o aeroporto internacional, Faa. A partir disso, a Polinésia ficou com o apelido de “Thaiti”, apesar desse não ser o nome correto do lugar.
Vamos as dicas do Tahiti.






Chegada
A chegada no aeroporto é meio tumultuada. Não há fingers no aeroporto, a gente desce do avião de escadinha mesmo. Entrando no aeroporto em si, ficam 3 músicos tocando e cantando músicas locais. Na imigração, há poucos funcionários pra muita gente. Fora o calor. Não há ar-condicionado na imigração, que é quase ao ar livre. A partir daí, entra-se no lugar onde tem as esteiras. Só duas. Recolhidas as malas, começa o suplício: uma fila gigante, gorda, desorganizada, com calor (porque o ar condicionado não funciona) pra passar pela inspeção de bagagens. As pessoas se acotovelam pra sair de lá. Eles param os chilenos para verificar as malas e deixam as outras pessoas passar. A intenção é não deixar entrar comida, terra, frutas e similares no país para não alastrarem pragas que lá não existem.
O aeroporto tem um aspecto de velho, os banheiros são fedidos. Não há uma boa primeira impressão do lugar.






Saindo dali, há vários guias turísticos com placas na mão – são os transfers para os hotéis. Achando a sua, você será encaminhado a um local específico para aguardar os demais passageiros da sua empresa. Ali te dão os tão famosos colares de flores: lindos e cheirosos. Eles falam inglês, francês e espanhol. E você começa a esquecer da chegada um tanto desagradável...


Pessoas
As pessoas, no geral, são extremamente educadas. Não tivemos qualquer problema por lá. Todos falavam inglês, além do francês.


Aviões
Os aviões na Polinésia são pequenos, cabem 60 pessoas, acredito. As malas são divididas entre a frente do avião e a traseira. Não há bagageiro na “barriga” do avião. São sempre pontuais. (foto AVIÃO)
Lembre-se: é muito importante que a sua mala pese até 20kg!!! É o máximo permitido para a viagem entre ilhas.
Aproveite a vista no vôo! NÃO durma! Vale a pena olhar.


Leia mais no site deles:
http://www.airtahiti.aero/home.php

A opção que usei pra ir para a Polinésia foi via Santiago-Chile. Há dias certos na semana para ida e volta (duas opções por semana). Saindo de Santiago, são 5 horas de vôo até a Ilha de Páscoa. Da Ilha até Papeete são mais 5 horas. Nesse trecho o avião balança muito por causa dos ventos. Mas fique calmo, eles já são acostumados com isso, nós é que não.
A volta tem o mesmo percurso, mas dura menos tempo, 8 horas no total. Os ventos, que na ida atrapalhavam, ajudam na volta. Você terá que descer do avião na Ilha de Páscoa para passar pela alfândega do Chile e depois voltar para o mesmo avião que você veio. Inacreditável! Hehehehehe!
O avião da Lan Chile que faz esse percurso é muito novo, excelente.
Você vai precisar dormir uma noite em Santiago na volta – a chegada é à noite. Não há vôo de conexão para o Brasil logo que se chega de Papeete, só no dia seguinte.

5 comentários:

  1. Olá, quando você foi pra Polinésia pegou muita chuva? Estou indo de lua de mel no dia 17 e vi que tá chovendo bastante por lá. Fiquei preocupada. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    Voce pegou chuva lá ?
    Pergunto porque estou programando ir dia 16 deste ano de 2011.
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. show de bola hein... incrível como sempre falam mal dos aeroportos do Brasil e lá fora já tive experiências tão dramáticas como a sua... é isso aí... somos um povo que reclama demais.
    Sílvia

    ResponderExcluir
  4. Luiz, eu fui em outubro e não peguei muita chuva. Chovia sim, mas ela ia embora bem rapidinho.
    Já um amigo que foi na segunda quinzena de novembro pegou muita chuva!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de tirar uma dúvida com vocês.
    Vou passar lua de mel lá em bora-bora, viajo em setembro. Qual o gasto médio por dia lá?
    Pretendo pagar tudo que for possível utilizando cartão de crédito, mas vcs recomendam que eu leve quanto em dinheiro?

    ResponderExcluir